Twitter – Chiclete & Camisinha

Posted on

Twitter - Chiclete & Camisinha
Twitter – Chiclete & camisinha

Seguindo o fluxo de leitura temático sobre Mídias Sociais, tive a sorte de encontrar um exemplar de ‘Twitter – Chiclete & camisinha’ em promoção na Fnac do Shopping Flamboyant. Paguei módicos R$ 12,90 reais, que me pareceu uma pechincha se levar em conta que nunca vejo o mesmo por menos de R$ 60 em média nas livrarias.

Confesso que achei o título curioso e instigante. É uma forma de se destacar no meio a um mar de publicações similares sobre Mídias Sociais entre outros. Esta obra se foca exclusivamente no Twitter, ao contrário da grande maioria que tenta abraçar diversas mídias sociais.

Outra leitura rápida que acabou me ocupando pouco mais que uma tarde. Sua diagramação com fontes grandes, bom espaçamento e inúmeras figuras tornam a leitura agradável. O autor alerta nas páginas iniciais que o livro pouco poderia agregar a quem conhece a ferramenta com profundidade. Ignorando o conselho, decidi prosseguir a leitura para poder avaliar melhor.

Ao terminar a leitura, vi que a advertência inicial do livro realmente era válida: o livro não tem a pretensão de agregar nada de especial ao que já foi publicado ou debatido sobre a ferramenta de microblogging. Porém, Tagil e seu tom jornalístico de formação, trazem a obra um bom pontapé inicial pra todos que desconhecem completamente o modus operandi e  as oportunidades trazidas pela rede social.

Um pouco mais antigo (creio que seja de 2010 se não me falha a memória) e portanto ganhando um ponto positivo por seu pioneirismo, a obra de Tagil acaba padecendo do mal dos livros impressos sobre um fenômeno em tão constante mutação: a grande maioria de ferramentas citadas já nem existem mais, ou em alguns casos perderam espaço para serviços melhores e mais práticos.

Tenho feito uma leitura sistemática de livros sobre o tema. E se antes, havia um número escassos de títulos específicos sobre Mídias Sociais e Redes Sociais, nos últimos meses não se pode dizer o mesmo, cada visita ou passada rápida em lojas virtuais ou seções, os livros se multiplicam. 

O que se pode dizer é que existem duas grandes categorias: Algumas obras tentam explicar o fenômeno das Mídias Sociais, seus números expressivos e seus impactos já visíveis no marketing, na sociedade e nas relações de consumo. É o caso de Socialnomics, de Erik Qualman. Outros se focam de forma demasiada nas ferramentas e nas explicações de como essas funcionam, de forma a orientar o leitor ao uso funcional das Mídias Sociais, esse último é o caso de Twitter – Chiclete & Camisinha. Não que isso torne o livro ruim, nem que não haja um contexto sobre a ferramenta pois no final o autor mesmo traz alguns cases, como o conhecido caso da Dell que usa o Twitter para venda de computadores de ponta de estoque.

Se você não conhece, nunca leu nada sobre e se acha um extraterrestre por não saber o básico do Twitter, o livro pode ser uma ótima leitura inicial, mas se você já tem um pouco mais de intimidade com a rede, dê preferência para ‘A Era do Twitter, de Shel Israel’.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s